segunda-feira, abril 21, 2014

Homenagem a Gabriel García Márquez, escritor da humanidade

Os Grupos ARTFORUM Brasil XXI, ARTFORUM Internacional e o Espaço Cultural Gonçalves Dias - ECGD, homenageiam o grande escritor e poeta latino-americano, Gabriel García Márquez, que foi cremado na data de hoje, 21 de abril de 2014, na Cidade do México, México.

Gabriel García Márquez ( foto da Internet)

O grande escritor Gabriel García Márquez faleceu em 17/04/2014, na Cidade do México. O mundo da literatura perdeu um dos seus mais importantes e queridos representantes, no século XX e desse início do séc. XXI, através do seu gênero original carregado de um forte e encantador realismo mágico. 

Diversas instituições, chefes de estado, academias e organizações literárias prestaram homenagem à memória de García Márquez, pois sua obra esteve em destaque há algumas décadas do século passado, e continua a ser conceituada como literatura universal.
Uma das homenagens feitas foi a da Fundação Casa de Jorge Amado, através do Twitter que divulgou uma foto do escritor Jorge Amado e García Márquez, cuja foto foi tirada pela escritora Zélia Gattai, esposa de Jorge, por ocasião de um festival de literatura, ocorrido na França, na década de 1970.


O escritor Paulo Coelho publicou um trecho de Márquez: "A vida não é a que a gente viveu, e, sim, a que a gente recorda, e como recorda, para contá-la".  O escritor Gabo esteve em algumas cidades, por diversos períodos: Barcelona, (Espanha), Havana (Cuba), Cartagena, Colômbia, e viveu grande parte de sua vida na Cidade do México.

Entre seus livros mais conhecidos, destacam-se 'Cem Anos de Solidão' e 'O Amor nos Tempos do Cólera'. Sua missão humana foi encerrada aos 87 anos, em casa, no México, no meio de familiares e amigos. O mundo da literatura perde um dos seus maiores representantes.

Gabriel García Marques encantou o mundo com sua literatura e linguagem inédita e mágica que contava estórias do cotidiano das pessoas do seu mundo cheio de humanismo. Ele foi o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1982 e autor da obra 'Cem Anos de Solidão' e representou a América Latina.

Além do Prêmio Nobel de Literatura, García Márquez recebeu o Prêmio Rómullo Gallegos e o Neustadt International Prize for Literature.


García Márquez, o Babo, foi escritor, poeta, jornalista, editor, ativista e político. A América Latina e o mundo literário perderam um dos seus mais importantes escritores e pessoa humana. García foi uma personalidade literária latino-americana que possuía grande carisma, e era respeitado por diversos governos do mundo.

Gabriel García Márquez ( foto da Internet)

'Gabo' encantou o mundo cultural através de sua literatura, poesia e pensamentos que representavam sua simplicidade e sua forma de ver e sentir a vida, e sua literatura inédito-mágica que contava estórias do cotidiano das pessoas do seu mundo cheio de humanismo, motivou muitas reflexões filosóficas e existenciais.




As cinzas do escritor Gabriel García Márquez foram separadas em duas urnas. Uma delas permanecerá no México e a outra será guardada na Colômbia, seu país de nascimento.


Brasil , 21 de abril de 2014
Revista Planetária - Artforum Internacional
Edição: Ana Felix Garjan

Nenhum comentário:

Boas vindas! Welcome! Bienvenido!

::: A Revista Planetária - Artforum Internacional faz parte do sistema de projetos dos Grupos da Artforum Brasil XXI. O blog da revista foi aberto em 02 de março de 2009.

Desejamos que este espaço multicultural seja motivador para seus convidados, seguidores e leitores.

Brasil, 02 de Março de 2011

Ana Felix Garjan, diretora cultural
Artforum Mundi Planet
Grupos ARTFORUM Brasil XXI
Artforum Renasissance Vie Universelle

A Arte aproxima as pessoas

Boas Vindas! Welcome! Bienvenidos!

Pense hoje-agora, com o seu melhor da alma nas mãos, no seu olhar, nas atitudes que nascem da cultura de Paz! Sejamos novos e belos! Sejamos leves, doces e ternos, pois ainda há tempo! E o tempo é o de construir novos caminhos da cultura e arte sem fronteiras, da arte e da poesia que unem pessoas!

Ana Felix Garjan - PoéticaAlmaAzul
Artforum Brasil Unifuturo
http://www.artforumunifuturobrasil.org/

Revista Planetária, esquina do mundo.

Pensamos sobre o hoje e o futuro. Aqui somos mais uma esquina do mundo onde a arte e a cultura são nossos elos e conexões com o hoje, o amanhã e o futuro... Como será o pensamento dos poetas e artistas do futuro? Como será a poética e estilística dos seguidores da Arte? A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de comunicação dos Grupos Artforum Brasil XXI - 10 anos, para sinalizar e divulgar assuntos, temas, projetos e eventos de arte, poesia, literatura e cultura global, através dessa janela na esquina do mundo globalizado. Sejam todos bem vindos!

Brasil, março de 2009 - século XXI.

Ana Felix Garjan
Diretora Cultural dos Grupos
Artforum Mundi Planet & Artforum Brasil XXI
http://www.artforumunifuturobrasil.org

Revista Planetária - ArtForum Internacional

Sejam bem - vindos ao blog de comunicação integrada dos Grupos Artforum Mundi Planet, Artforum Brasil XXI e Artforum Renaissance Vie Universelle. A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de divulgação de conteúdos, dos blogs e sites dos Grupos Artforum Brasil Unifuturo e da Universidade Planetária do Futuro. Nossos focos: arte, poesia, literatura, culturas, exposições de artes, turismo, museus, galerias e entrevistas com convidados especiais. Nasce em 2009 a "Primeira Revista Artforum" da 2ª Década do século XXI". Somos passageiros do mundo melhor!

Diretora de Comunicação, Edição e Publicação:
Ana Felix Garjan e Agência Artforum Inovatus.

*** Links especiais:

http://projetoartforumuniversidade.blogspot.com/

http://universodasartes-artforumcultural.blogspot.com/

http://academiamajestadeartepoesiadomundo.blogspot.com/

http://cidadeartesdomundo.blogspot.com/

ARTFORUM Internacional

Translate